Pagar Multas de Trânsito no Cartão de Crédito – Parcelar 2024
Pagamento de Multas no Cartão de Crédito DETRAN
Você tem multas de trânsito e não tem como pagar no momento? Saiba que agora é possível pagar multas de trânsito no cartão de crédito. Confira a seguir como fazer.
Parcelar Multas de Trânsito no Cartão
Recentemente o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, por meio da Resolução 697, o pagamento de multas e outros débitos relacionados ao veículo (como IPVA, licenciamento), via cartão de crédito e tem ainda mais, a opção de parcelar o pagamento da multa. Mas, o pagamento através do cartão de crédito das multas e demais débitos do veículo tem algumas regras. Lembrando que o pagamento pode também ser realizado pelo cartão de débito.
Anteriormente somente as multas em veículos que eram registrados no exterior podiam ser quitadas as despesas com cartões de crédito ou débito. Com a nova possibilidade de pagamento a intenção foi melhorar a forma de pagamento de multa, se adaptando a métodos de pagamentos mais modernos utilizados normalmente pelo cidadão.
Regra de Parcelamento DETRAN Cartão de Crédito
Com as novas regras de pagamento do DETRAN, no caso opte por parcelamento da despesa o compromisso da despesa será entre o titular do cartão e a administradora do mesmo, ou seja, se esta administradora optar por gerar juros no parcelamento, por exemplo, será algo a se resolver junto à administradora e não com o Departamento Estadual de trânsito (DETRAN) ou outro departamento de trânsito. Além da facilidade do pagamento, a aprovação do pagamento com o cartão de crédito é uma forma de diminuir a inadimplência, já que as operadoras de cartão de crédito pagarão as dívidas à vista e assumem o risco da operação junto ao titular do cartão.
Esta mudança de pagamento ocorreu também porque aconteciam com frequência muitos proprietários de veículos apenas pagavam a primeira parcela da dívida para apenas regularizar o licenciamento do veículo ou poder fazer a transferência, mas, depois deixavam de lado a despesa que ficava em aberto. Com o pagamento parcelado ou a vista, o veículo é regularizado imediatamente.
Pagar Multa no Cartão de Crédito
Apesar da nova forma de pagamento ter sido aprovada recentemente, alguns órgãos de trânsito já adotavam informalmente o pagamento das multas e débitos do veículo por outros meios, na forma de documento de arrecadação. Mas, agora, cabe a cada órgão de trânsito programar a nova decisão de pagamento.
O devedor de multa ou outro débito relacionado ao veículo com a opção de parcelamento deve ter cuidado redobrado, pois deverá pagar em dia o parcelamento, caso negativo a administradora do cartão cobra em média mais de 10% ao mês por pagamento em atraso ou não pagamento. O pagamento em atraso e a taxa cobrada segue a taxa SELIC.
A regra do parcelamento do pagamento de multas e outros débitos podem incluir inclusive as multas e débitos já vencidos, se estes não estiverem inclusos na dívida ativa do município ou do Estado. Quanto à quantidade permitida de parcelamento será definida por cada órgão de trânsito de cada região. Por isso, fiquem atentas as regras de pagamento no órgão de trânsito de seu estado e não fique devendo e quite suas dívidas.
Mais sobre o Detran:
Nossa equipe de redatores é especializada em trânsito e veículos e trás informações de extrema valia para proprietários de veículos no Brasil. Fique por dentro de suas obrigações junto ao Departamento de Trânsito de seu estado e mantenha toda a documentação de seu veículo regularizada.
Curta e compartilhe: